O neurônio
A célula básica do Sistema Nervoso - o neurônio - é formado por dendritos, corpo celular e axônio.
- dendritos: são prolongamentos recetores de mensagens;
- corpo celular: contém o núcleo da célula e a maior parte do citoplasma;
- axônio: prolongamento da célula que transmite o impulso nervoso vindo do corpo celular.
O impulso nervoso percorre o neurônio sempre no sentido: dendrito, corpo celular, axônio.
Os neurônios podem ser:
- sensoriais: levam as informações de sensações (órgãos dos sentidos);
- motores: levam as mensagem de ação;
- associativos: ligam os primeiros aos segundos.
Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico
O Sistema Nervoso humano, como o de outros vertebrados, é centralizado. Portanto, apresenta reunião de células nervosas em órgãos, que ficam em sua maioria localizados na região cefálica.
Sistema Nervoso Central
O Sistema nervoso central (SNC) é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, que é envolvida pelas vértebras da coluna. Nos humanos, o encéfalo apresenta um volume muito maior em relação ao tamanho do corpo que em outros vertebrados.
O encéfalo pode ser dividido em:
- Cérebro: dividido em hemisfério direito e esquerdo, apresenta substância branca e substância cinzenta. Cada hemisfério possui áreas especializadas em diversas funções, como memória, emoções, coordenação da fala, da visão, entre outras.
- Cerebelo: é responsável por coordenar o movimento dos músculos e controlar o equilíbrio e a postura do corpo.
- Tronco encefálico: região de comunicação entre cérebro e medula espinhal. É responsável pela realização de atividades vitais e involuntárias, como o controle do batimento cardíaco, a respiração, a deglutição, a tosse, o vômito e o espirro.
A medula espinhal é um cordão formado por células nervosas que conduzem informações sensoriais para o encéfalo, e deste para diversos órgãos ou estruturas do corpo.
Sistema Nervoso Periférico
O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é formado pelos nervos espinhais e cranianos.
Os nervos são constituídos por axônios, que são os prolongamentos dos neurônios que transmitem os impulsos nervosos. Existem também os gânglios nervosos, que correspondem a corpos celulares de neurônios localizados fora do Sistema Nervoso Central.
A coordenação nervosa
Os neurônios trabalham de forma coordenada para interpretar e responder estímulos do ambiente. A coordenação nervosa se realiza sempre a partir dos órgãos recetores de estímulos para o SNC, e deste para os órgãos efetores.
- Órgãos recetores: são órgãos sensoriais, como olhos e pele, que captam estímulos externos ao corpo. Existem, também, alguns recetores internos que captam mensagens de temperatura, dor, fome e estado dos músculos e das articulações.
- Sistema Nervoso Central: recebe os impulsos nervosos e elabora uma resposta específica para cada estímulo, que, por sua vez, é enviada até um órgão efetor pelo Sistema Nervoso Periférico.
- Órgãos efetores: executam as respostas aos estímulos. Geralmente, são os músculos e glândulas, que realizam movimentos e produzem substâncias que regulam o metabolismo, respetivamente.
As sinapses
Entre um neurônio e outro existe um espaço, uma região de comunicação chamada sinapse. Essa conexão não é direta, pois os neurônios estão separados uns dos outros.
Na sinapse, as terminações do axônio liberam substâncias químicas chamadas neurotransmissores. Essas substâncias combinam-se com recetores presentes nos dendritos do neurônio seguinte, desencadeando assim um novo impulso nervoso. Existem ainda sinapses entre neurônios e as células dos músculos e glândulas.
Sem comentários:
Enviar um comentário