O sangue é uma mistura de várias células suspensas num líquido chamado plasma.
O plasma representa sensivelmente 55% da composição do sangue e tem cor amarelada. Cerca de 91% da sua composição é água, os restantes 9% são proteínas (7%), gases e nutrientes (2%).
As células sanguíneas, também designadas de elementos figurados, são produzidas na medula óssea e representam cerca de 45% da composição do sangue. Existem 3 tipos principais de células sanguíneas:
- As plaquetas
- Os glóbulos brancos (também designados leucócitos)
- Os glóbulos vermelhos (também podem ser designados eritrócitos ou hemácias)
A circulação do sangue
O sangue não circula livremente pelo corpo, ele circula dentro de vasos sanguíneos.
Existem dois tipos principais de vasos sanguíneos:
- As artérias, que levam o sangue do coração para os órgãos e tecidos
- As veias, que levam o sangue dos órgãos e tecidos para o coração
Depois existem vasos sanguíneos muito finos designados de arteríolas, vénulas e capilares, que permitem que o sangue chegue a todas as células do organismo.
A circulação do sangue segue sempre o mesmo trajeto desde que nascemos até á morte.
O trajeto da circulação sanguínea
Quando o ar entra nos pulmões, através das vias respiratórias, ele é rico em oxigénio.
Esse oxigénio passa, através da barreira alvéolo-capilar (membrana fina que reveste os alvéolos pulmonares) para o sangue.
O sangue, agora rico em oxigénio, segue pela veia pulmonar até ao coração, mais propriamente até à aurícula esquerda, passa para o ventrículo esquerdo e é então bombeado, através da artéria aorta, para todas as células do nosso corpo.
As células, como consequência da sua atividade, produzem dióxido de carbono e outros resíduos. Então, o sangue recolhe o dióxido de carbono e este é transportado, através das veias, até ao coração, para a aurícula direita.
Da aurícula direita passa para o ventrículo direito e é bombeado, ainda rico em dióxido de carbono, através da artéria pulmonar, para os pulmões onde o dióxido de carbono é libertado através da respiração, e o ciclo recomeça.
Sem comentários:
Enviar um comentário