terça-feira, 26 de abril de 2022

Suporte básico de vida

 O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada. Faz parte da cadeia de sobrevivência e consiste em duas ações:

  • -compressões torácicas (para fazer o sangue circular)
  • -ventilações (para dar oxigénio aos pulmões)

A cadeia de sobrevivência envolve uma sequência atitudes vitais para recuperar uma vítima em paragem cardiorrespiratória:

  • pedir ajuda, ligando 112. Identifique-se, diga o local onde se encontre e que identificou uma pessoa em paragem cardiorrespiratória. Não desligue enquanto não lhe disserem que o pode fazer
  • volte para junto da vítima e inicie de imediato as manobras de suporte básico de vida, 
  • se tiver acesso a um desfibrilhador, utilize-o seguindo as orientações do equipamento

A cadeia de sobrevivência é constituída por quatro elos:

  1. alerta : ligar 112
  2. início de suporte básico de vida
  3. desfibrilhação 
  4. suporte Avançado de Vida (SAV).
Se estiver sozinho, após o pedido de ajuda realizado para o 112, deve iniciar de imediato as manobras de suporte básico de vida, enquanto aguarda a chegada da equipa de emergência. Se existir um segundo reanimador, peça que ligue o 112, e inicie de imediato as manobras suporte básico de vida.


quinta-feira, 7 de abril de 2022

Linfa

A linfa é um líquido que impregna o corpo, produzida quando o sangue atravessa os vasos capilares e sai para o corpo; os poros dos capilares são pequenos e não permitem a passagem dos glóbulos vermelhos, mas deixam passar o plasma sanguíneo, contendo oxigênio, proteínas, glicose e glóbulos brancos.

A linfa é um fluido transparente constituído por plasma e por leucócitos que abandonam oso vasos sanguíneos em direção aos espaços intersticiais, isto é, aos espaços existentes entre as células dos diferentes tecidos e órgãos do corpo.

É a saída de plasma dos vasos sanguíneos, ao nível da rede de capilares, que dá origem á linfa. Esta preenche os espaços intersticiais, efetuando trocas de produtos indispensáveis á atividade celular. É denominada Linfa intersticial.

Este fluido tem de ser constantemente renovado para manter o equilíbrio do meio interno e assegurar as funções vitais das células. Assim, unindo para formar vasos linfáticos de calibre cada vez maior e que devolvem a linfa à circulação sanguínea . Esta linfa passa a ser denominada Linfa circulante. 



coordenação do sistema nervoso

  O neurônio A célula básica do Sistema Nervoso - o neurônio - é formado por  dendritos ,  corpo celular  e  axônio . dendritos:  são prolon...