A linfa é um líquido que impregna o corpo, produzida quando o sangue atravessa os vasos capilares e sai para o corpo; os poros dos capilares são pequenos e não permitem a passagem dos glóbulos vermelhos, mas deixam passar o plasma sanguíneo, contendo oxigênio, proteínas, glicose e glóbulos brancos.
A linfa é um fluido transparente constituído por plasma e por leucócitos que abandonam oso vasos sanguíneos em direção aos espaços intersticiais, isto é, aos espaços existentes entre as células dos diferentes tecidos e órgãos do corpo.
É a saída de plasma dos vasos sanguíneos, ao nível da rede de capilares, que dá origem á linfa. Esta preenche os espaços intersticiais, efetuando trocas de produtos indispensáveis á atividade celular. É denominada Linfa intersticial.
Este fluido tem de ser constantemente renovado para manter o equilíbrio do meio interno e assegurar as funções vitais das células. Assim, unindo para formar vasos linfáticos de calibre cada vez maior e que devolvem a linfa à circulação sanguínea . Esta linfa passa a ser denominada Linfa circulante.
Sem comentários:
Enviar um comentário